
Dando sequência a série de residencias coreográficas, o NEPARC realizou no Departamento de Arte s e Humanidades da UFV de 29 de julho a 02 de agosto de 2019 a Residência Coreográfica Internacional. Com o intuito de conhecer e trabalhar com o repertório das 3 primeiras peças da Cia Última Vez: “What The Body Does Not Remember”, “Les porteuses de mauvaises nouvelles” e “The weight of a hand”.
O NEPARC recebeu para uma Residência Coreográfica Eduardo Torroja que desenvolveu um trabalho coreográfico a partir do repertório apresentado e o dos participantes com enfoque na experiência do movimento como ato teatral. Explorando pesquisas de movimento com improvisações, trabalho de chão, contato, dinâmicas de grupo e manipulação de objetos e a partir de conceitos e imaginários diversos, pertinentes ao contexto social, político e econômico contemporâneo.
Eduardo Torroja é nascido em Madri, Espanha, onde estudou dança e teatro. Em 1986 mudou-se para Bruxelas para fundar com Wim Vandekeybus a Cia Ultima Vez e colaborou como assistente de coreografia, formador e intérprete para as primeiras produções: “What the body does not remember ” (1987), “Les porteses de mauvaises noivelles (1989)“ e The weight of a hand” (1991). Mais tarde colaborou como assistente artístico em “Blush” (2002) e “Sonnic Boom” (2003). Durante os anos noventa, dançou com Rosas – Anne Teresa De Keersmaeker em: “Erts” e “Mozart – Concertaria: Un Moto di Gioia ”. Mais tarde, como ator, atuou na Needcompany – Jan Lauwers – Grace Ellen Barkey em: “Rood-Red-Rouge”, “Morning Song”, “The Miraculous Mandarin”, “Calígula” e “Rei Lear”. Remontou e dirigiu a remontagem das peças da Cia Última Vez: “What The Body Does Not Remember””(1995, 2002 e 2013), “Les Porteuses de Mauvaises Nouvelles” (2004) e fragmentos de “What The Body Does Not Remember” (2016) para o Teatro Bielefeld na Alemanha). Foi responsável por ensinar “Hands” para os alunos da P.A.R.T.S. – Bruxelas e IT Dansa – Barcelona, “Frisking” para aos alunos da Escola Estadual de Atenas e Ballet des Jeunes d’Europe e um duo de “Les Porteuses de Mauvaises Nouvelles ” para os alunos do Conservatório Nacional Superior de Música e Dança de Paris, entre outros. Ministrou workshops de repertório da Cia Ultima Vez em cidades como Bruxelas, Madri, Amsterdã, Leuven, Volgograd, Paris, Nova Iorque, Atenas, Sevilha, Roterdão, Lisboa, Tóquio, Barcelona, São Paulo, Salzburgo, Seul, México DF, Costa Rica, entre outras.