Residência Artística Planta Baixa

A Residência Artística Planta Baixa surge em formato virtual, durante o período da pandemia de COVID-19. Construída a partir de uma instalação cênica interativa criada em 2015, que trata da relação do corpo com os espaços de uma casa, mediados por memórias e afetos que cada um carrega consigo. Formada por uma estrutura de movimentos artísticos baseados em ações do cotidiano e pela configuração do espaço cênico, estruturado a partir da planta baixa de uma casa. Espaço que estabelece e determina condições para a realização dos movimentos dançados, em uma proposta interativa para o público. A residência contou com a colaboração de 145 alunos de escolas públicas da cidade de Viçosa-MG para compor essa estrutura que integra as memórias e afetos de cada participante para a construção do Planta Baixa na nuvem.

Para nossa proposta interativa separamos oito blocos de cômodos que compõe as casas dos alunos como elas são, ou como gostariam que fosse. Misturados entre esses cômodos temos 5 casas completas, você consegue encontrá-las?

Junto a proposta interativa, a residência criou uma nova videodança a partir da experiência com os alunos e promoveu uma série de Lives com profissionais renomados intitulada Diálogos sobre a dança como profissão hoje.

Projeto contemplado pelo prêmio Funarte Descentrarte.