Diálogos sobre a Dança como profissão hoje

Diálogos sobre a dança como profissão hoje: coreografar, vestir, iluminar e produzir é uma ação que integra a Residência Artística Planta Baixa contemplada pelo Prêmio Funarte Descentrarte e realizado pela COproduções Culturais e Artísticas em parceria com o NEPARC.

Composta por quatro lives, essa série de diálogos conta com a presença de profissionais renomados para falar sobre sua atuação nos dias de hoje, promovendo e democratizando a discussão sobre coreografia, iluminação, figurino e produção cultural para a dança. As lives acontecem às 18:30 via Zoom (para os inscritos) e com transmissão livre via Youtube.

10/11 – COREOGRAFAR

Alex Neoral iniciou seus estudos em dança em 1994. Fez parte de companhias cariocas como: Cia de Dança Deborah Colker, Cia Nós da Dança, Grupo Tápias e Cia Vacilou Dançou. Em 2000, fundou a FOCUS CIA DE DANÇA, que é, atualmente, uma das cias mais atuantes do Brasil, já se apresentou em mais de 90 cidades nacionais, e em mais de 10 países. Como coreógrafo convidado fez inúmeros trabalhos destacando a remontagem de “PATHWAYS” para o CityDance Ensemble de Washington DC, peças inéditas para Teatro Bolshoi no Brasil, Cia Nós da Dança e para a São Paulo Cia de Dança, além de musicais e peças teatrais. Em 2016, sua cia foi agraciada com a Comenda Ordem do Mérito Cultural, o prêmio mais importante do Ministério da Cultura.

17/11 – ILUMINAR

Milton Giglio é formado em iluminação cênica pelo Instituto Nacional de Artes Cênicas, trabalhou com diretores como: Márcio Aurélio; Cibele Forjas; Sidnei Cruz; Rubens Correia; Moacyr Goes; Antônio Abujamra e, Antônio de Bonis. E com Lia Rodrigues por 19 anos, como diretor de palco e iluminação, em tournées por 19 países. Desenvolveu trabalhos com Ana Vitória Dança Contemporânea, Balé do Theatro Municipal do RJ e Balé do Teatro Guaíra de Curitiba. Foi responsável pela iluminação do Festival Panorama da Dança (1992-1998), Baile de Gala do Copacabana Palace (1996-2019), Espaço Brasil em Paris (2005). Em 1996 ingressou na GE (General Eletric) para cursar iluminação aplicada à arquitetura, onde mantem um escritório voltado para projetos de iluminação para exposições de artes visuais e iluminação Arquitetural.

24/11 – VESTIR

Ney Madeira é Arquiteto (EAU – UFF), Mestre em Teatro (UNIRIO), Cenógrafo e Figurinista há mais de trinta anos, com aproximadamente trezentos trabalhos em teatro, musicais, óperas, dança e carnaval. Com diversas indicações e prêmios de Melhor Figurino: Shell (2018), Botequim Cultural (2019), Zilka Salaberry (2014), Associação de Produtores Teatrais do Rio de Janeiro – APTR (2009), Mambembe (1997) e Coca-Cola (1992 e 1998). Participou da representação brasileira na Quadrienal de Praga em 2011 (Prêmio Triga de Ouro) e em 2019. Há 20 anos atua como professor universitário em cursos de teatro, cinema, design de interiores e figurino nas universidades Estácio de Sá, Senai Cetiqt, Universo e Veiga de Almeida.

01/12 – PRODUZIR

Camila Oliveira é Bacharel e Licenciada em Dança pela UFV em 2019. Atua como webdesigner e produtora cultural no Neparc em eventos artísticos/acadêmicos, residências coreográficas, produção de espetáculos e videodança. Em 2020 iniciou o mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela UFV, com estudos sobre intervenções artísticas em espaços urbanos, e recebeu o Prêmio Funarte Descentrarte para realização da Residência Artística Planta Baixa.

01/12 – PRODUZIR

Marcella Alves é Bacharel em Dança pela UFV em 2014 e estudante de Psicanálise Clínica do Instituto Brasileiro de Psicanálise Clínica, atua na Produção Cultural desde de 2012 nas mais variadas linguagens: Dança, Teatro, Música, etc. Na produção, passou por diferentes cenários nacionais, desde grandes cidades, como Rio de Janeiro a pequenos celeiros culturais como o polo de audiovisual em Cataguases/MG. Além de produtora, desenvolve trabalhos voltados a saúde mental e educação social, tendo sempre como base as artes corporais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s