INSCRIÇÕES ABERTAS: “Práticas como Pesquisa: Criação/ (Des)Organizações dos corpos da cena”

PRÁTICAS COMO PESQUISA: CRIAÇÃO/ (DES)ORGANIZAÇÕES DOS CORPOS DA CENA” resulta de encontros entre artistas pesquisadores das artes da cena, inaugurados a partir do interesse por praticar aulas virtuais de GYROKINESIS(R) instruídas por Luiza Banov. Feliz encontro que possibilitou a criação de uma nova rede de trocas e divagações com dança, sobre dança, através da prática. Nossa SÉRIE DE ENCONTROS será constituída por três EPISÓDIOS. Os episódios serão compostos por conversas entre colaboradores artistas/pesquisadores das artes corporais, que, através de seus coletivos e/ou com coletivos, inevitavelmente, desenvolvem criações artísticas que tanto dão sentido às suas vidas quanto aos seus interesses investigativos/pesquisas.

Abaixo você confere informações sobre os Projetos e Artistas envolvidos em seus respectivos Episódios:

EPISÓDIO 1: LAPETT (USP/SP), Núcleo Dédalos (SP) e NEPARC (UFV/MG)
Mediadora: Andréa Snizek
(Dia 19/08, das 18:30h às 20h)

Sayô Pereira [LAPETT – USP/SP] – Professora Livre docente e pesquisadora de dança moderna e composição coreográfica na Universidade de São Paulo, onde dirige o grupo de pesquisas cênicas LAPETT-ECA-CNPq. Pós-doutora pela Freie Universität Berlin (2016), e pela UNICAMP (2009), onde também concluiu o doutorado (2007). Atuou como bailarina e coreógrafa na Alemanha durante 19 anos (1985-2004). Pedagoga em Dança pela Hochschule Für Musik und Tanz-Köln/Alemanha (2003). Aluna convidada por Susanne Linke para estudar na Folkwang Hochschule-Essen – Alemanha (1985), na época dirigida por Pina Bausch. Em 2020 foi professora visitante na Universität Hamburg UHH/Alemanha. Na cena independente brasileira tem participado de projetos com o Núcleo Dédalos (Piracicaba), Nave Gris (SP) e o Terpsí Teatro de Dança (Porto Alegre), nas funções de preparadora corporal, diretora de cena, provocadora ou coreógrafa. É também autora de diversas publicações na área de dança.
Luiza Banov [Núcleo Dédalos – SP] – Doutora em Artes Cênicas na ECA/USP. Mestre em artes pela UNICAMP e Bacharel e licenciada pela mesma Universidade. Aprofundou os estudos em dança na Folkwang Tanzstudio, na Folkwang Universität der Künste, na Alemanha e Limón Foundation, EUA. Pré-treinadora em GYROTONIC®️ e GYROKINESIS®️. Coordena a linha de pesquisa Pé de Dança (pedagogia e antroposofia); integra o Laboratório de Pesquisa em Tanzteatralidades (LAPETT – ECA/USP), e dirige o Núcleo Dédalos de pesquisa de/em movimento no qual investiga a dança, seus deslocamentos e multiplicidades. Se interessa pelos caminhos do movimento como condutores criativos, somáticos e pedagógicos.
Andrea Snizek [NEPARC – UFV/MG]
Artista e pesquisadora das artes da cena. Realizou pesquisa Pós Doutoral e Doutorado em Motricidade Humana/Dança – Universidade de Lisboa/Faculdade de Motricidade Humana. Mestre pela Universidade Gama Filho/RJ, é especialista em Educação Psicomotora – Instituto Brasileiro de Medicina e Reabilitação (RJ). Trabalhou nos Cursos de Graduação em Dança da UniverCidade/RJ, Faculdade Angel Vianna/RJ e UFRJ. É Professora Associada da UFV, no Curso de Dança e Diretora do Núcleo de Estudos e Práticas Artístico Corporais – NEPARC.

EPISÓDIO 2: ANTICORPOS (UFOP/MG) e Cia. 22:22 de Teatro e Dança (Campinas/SP)
Mediadora: Luiza Banov
(Dia 21/08, das 10:30h às 12h)

Éden Peretta [ANTICORPOS Investigações em Dança – UFOP/MG]
Artista da dança e Professor Associado junto ao Departamento (DEART) e ao Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da UFOP. Doutor em Estudos Teatrais e Cinematográficos pelo Departamento de Música e Espetáculo da Università di Bologna (2010), na Itália. Pesquisador visitante junto à mesma universidade (2018) e pós-doutor pela Escola de Belas Artes da UFMG (2019). Autor do livro “O soldado nu: raízes da dança butô” (Perspectiva, 2015) e organizador da obra “Corpolítico: corpo e política nas artes da presença” (UFOP, 2018). É coordenador do grupo de pesquisa (CNPq) HÍBRIDA – poéticas híbridas da cena contemporânea e do coletivo Anticorpos – investigações em dança.


Ana Clara Amaral [Cia. 22:22 de Teatro e Dança]
Artista da dança, professora e pesquisadora. Doutora em Artes da Cena (UNICAMP/2014), é bacharel e licenciada em dança pela mesma universidade. É co-fundadora e integra a Cia 22:22 de teatro e dança (Campinas-SP), que tem como foco de investigação a linguagem do teatro-dança.

EPISÓDIO 3: Grupo Mandi´o (UFGD/MS), Poéticas Corporais em Danças Brasileiras (UFV/MG) e Lara Machado (UFBA/BA)
Mediadora: Laura Pronsato
(Dia 26/08, das 18:30h às 20h)

Carla Ávila [Grupo Mandi`o – UFGD/MG]
Coreógrafa, diretora, performer e artista-docente. Doutora em Educação/UNICAMP (2015-2020) e Doutora em Artes /ECA-USP (2015-2018), as ações que desenvolve estão no campo da memória, oralidade e ancestralidades nas Artes da Cena, Arte-educação na perspectiva do corpo dança e ancestralidade e imersões poéticas e “artivismo”. É artista docente no curso de graduação em Artes Cênicas, colaboradora da Licenciatura Indígena UFGD e diretora artística do Grupo MANdi´o sobre Culturas Afro-Ameríndias e Artes Cênicas.
Laura Pronsato [Poéticas Corporais em Danças Brasileiras – UFV/MG]
Artista e Docente Doutora do Curso de Dança, Departamento de Artes e Humanidades (DAH) e colaboradora da Licenciatura em Educação do Campo na Universidade Federal de Viçosa (UFV). Investiga processos de criação, improvisação, composição e  dança no âmbito educacional desde 2006. Coordena projetos de extensão e pesquisa “Poéticas Corporais em Danças Brasileiras” e “Corpo Brinca-Corpo Dança”. Doutora em Educação (2014), Mestre em Artes (2003), Licenciada e Bacharel em Dança (2000) pela UNICAMP. 
Lara Machado [UFBA/BA]
Professora de Dança e pós-doutora na área, reconhecida com prêmios de âmbito nacional e internacional, como o Diploma Mérito Zumbi dos Palmares (2000) e o Prêmio Moinho Santista Juventude (2003). A professora também é autora do livro “Danças no Jogo da Construção Poética”, proposta metodológica que será tema de nosso encontro no referido evento.

[HAVERÁ EMISSÃO DE CERTIFICADOS]
Os encontros serão realizados através da plataforma virtual ZOOM. Para participar é bem simples, basta clicar no link abaixo e você será direcionada(o) para o site de INSCRIÇÕES. Preencha as informações corretamente e em seguida você receberá algumas recomendações e mais informações sobre como acessar a nossa sala de encontros.

Link para o site de inscrição https://doity.com.br/pratica-como-pesquisa

Aproveite esta oportunidade 100% on_line e gratuita!

PRÁTICAS COMO PESQUISA: CRIAÇÃO/ (DES)ORGANIZAÇÕES DOS CORPOS DA CENA
Realização:
NEPARC e RM Produção & Arte

Parceiros:
LAPETT
CIA. 22:22 DE TEATRO E DANÇA
ANTICORPOS INVESTIGAÇÕES EM DANÇA
NÚCLEO DÉDALOS
GRUPO MANDI`O
POÉTICAS CORPORAIS EM DANÇAS BRASILEIRAS
UFBA/BA

Apoio:
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
DEPARTAMENTO DE ARTES E HUMANIDADES
VIA CAMPUS ACADEMIA
SUPERCABO
Escola Municipal Doutor Januário de Andrade Fontes