A temática do dossiê tem origem no evento de mesmo nome, realizado em agosto de 2021. Este, composto por três encontros entre artistas pesquisadores, que tem nas suas criações seus objetos de inquietação e construção de conhecimento. O interesse e presença dos colaboradores sugeriu e tornou viável esta proposta de publicação. Agradecemos a partilha de pesquisas/trabalhos de Sayonara Pereira, Diretora do Grupo de Pesquisa Cênica LAPETT-ECA-CNPq – USP/SP; Luiza Romani, Diretora do Núcleo Dédalos de Pesquisa de/em Movimento – Piracicaba/SP; Andréa Snizek, Diretora do NEPARC- UFV/MG; Éden Peretta, Coordenador do Coletivo Anticorpos-Investigações em Dança – UFOP-MG; Ana Clara Amaral, Co-fundadora e integrante da Companhia 22:22 de Teatro e Dança – Campina/SP; Carla Ávila, Diretora Artística do Grupo Mandi’o – UFGD/MS; Laura Pronsato, Coordenadora do Projeto Poéticas Corporais em Danças Brasileiras – UFV/MG; Lara Machado, UFBA/Bahia. Trabalhos estes que constituirão parte da publicação.
O dossiê propõe os seguintes eixos temáticos: Criar, produzir e exibir artes corporais no contexto acadêmico; Coletivos artísticos; Política e sociedade (cultura); Criação e interculturalidade; Pandemia e Arte; Criação e mediação tecnológica; Políticas culturais, economia e sociedade e, Processos de Criação.
“Práticas com Pesquisa: Criação/ (des)organizações dos corpos da cena” é uma realização do Centro de Ciências Humanas Letras e Artes da Universidade Federal de Viçosa, com apoio do Departamento de Artes e Humanidades e Núcleo de Estudos e Práticas Artístico-corporais (NEPARC).
Lançamento do dossiê aconteceu em 25 de novembro de 2022 no Departamento de Artes e Humanidades da Universidade Federal de Viçosa (UFV).
Clique aqui para conferir o dossiê completo: DOSSIÊ
